A Artista

A primeira sensação provocada pela presença de Marina Gomes no palco é a surpresa. Ninguém imagina que brote daquela mulher pequena de aparência delicada, uma voz tão poderosa, de emoção densa, que domina e transforma com naturalidade o samba, seu balanço e suas divisões.

O interesse, o envolvimento da cantora com a música, levaram-na às rodas de samba nas periferias da capital mineira, onde um novo universo de possibilidades musicais se revelou para a cantora. A vivência nos guetos do samba, nas rodas, influenciou seu trabalho. “A roda tem a ver com o improviso, o samba orgânico, sem repertório definido, mas amplo. É ambiente de troca, um processo vivo que trago em minha música”, define.

Da relação com os compositores formou um diversificado repertório, que é delineado pela versatilidade. Marina passeia pelo universo do samba brasileiro; samba de quadra, partido alto e samba canção; entrelaçados aos afoxés, samba de roda. É original, não porque inventou um novo jeito de fazer samba, mas por deixar claro de onde vêm, com quais referências musicais dialoga e revela o samba, como condição de sua vida. “O samba é meu guia, minha brincadeira, tem a ver com espiritualidade, meu amuleto”, define Marina Gomes. Marina Gomes é uma das representantes do samba mineiro e traz consigo o terreno pouco explorado dessa cena musical, investindo em canções inéditas de jovens compositores, ou pouco conhecidos. A cantora lançou em 2015 seu primeiro disco “O Samba é Meu Guia”, disponível para download gratuito em seu site. (www.marinagomes.art.br)

 

No Palco

2008 – Apresentou junto a sua antiga banda Samba da Silva no Festival Lixo e Cidadania ao lado de Pedro Luis e a Parede.

2009 – Fundou juntos ao grupo seleto de músicos o projeto Eu Canto Samba e o grupo Roda Vida, realizado no quintal do Divina Luz na periferia de Belo Horizonte.

2009 – Integrou do grupo Samba da Madrugada que acompanhou o cantor e compositor Moacyr Luz no Lapa Multshow.

2009 – Fez seu primeiro show em teatro, \”Minha Verdade\” no Conservatório da UFMG.

2010 – Foi integrante da banda que acompanhou o cantor e compositor Diogo Nogueira no Lapa Multshow.

2010 – Foi selecionada para se apresentar no projeto Sons e Tons da Prefeitura de BH.

2010 – Marina Gomes se apresentou na Semana da Consciência Negra e 100 Anos da Revolta da Chibata, no Rio de Janeiro, ao lado de grandes nomes do samba como Martinho da Vila e a Velha Guarda da Vila Isabel.

2011 – Gravou seu primeiro vídeo-clipe com a música Da Pura Razão do compositor Bruno Vidal no Aglomerado da Serra em Belo Horizonte.

2011 – Participou da Feira Internacional de la Música – Bafim em Buenos Aires.

2011 – Realizou show em homenagem ao centenário de Nelson Cavaquinho no Conservatório da UFMG com a participação do sambista Tantinho da Mangueira.

2012 – Foi reconhecida pela Prefeitura de Belo Horizonte, que concedeu-a um Certificado de Mérito Especial pela notável contribuição em prol do Samba de BH.

2012 – Participou da programação do Centro Cultural Casa Una com o show Nelson em Cordas, acompanhada pelos músicos Gabriel Goulart e Anderson Augusto.

2012 – Integrou a programação do 13º Encontro Cultural de Milho Verde.

2012 – Participou da programação da Edição de 2012 do evento Do Morro ao Asfalto.

2012 – Através do edital Mais Cultura: Microprojetos Rio São Francisco da Funarte, Marina Gomes promoveu o projeto Samba em Centenário em Divinópolis, sua cidade natal.

2012- Junto a produtora Josi Costa idealizou e realizou a 1ª edição da Festa do Samba com benefícios da Lei de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

2013 – Foi intérprete junto à cantora Juliana Perdigão e o compositor Flávio Henrique da marchinha vencedora, a Coxinha da Madrasta no II Concurso de Marchinhas Mestre Jonas.

2013 – Foi selecionada para apresentar o show “Nelson em Cordas” na programação do 26º Inverno Cultural da Universidade Federal de São João Del Rei.

2014 – Ao lado da produtora Josi Costa e do mediador Ricardo Calixto, Marina Gomes participou da Roda de Conversa: Gestão de Carreira na Área da Música no Sesc Lavras.

2014 – Em parceria com os músicos Gabriel Goulart e Pedro Thiago o bloco carnavalesco Batucajé.

2014 – Integrou a programação do Carnaval promovido pela Prefeitura de Belo Horizonte (show na Praça da Savassi / público aproximado 5.000 pessoas)

2014 – Foi convidada pelo grupo Samba da Meia-Noite para participar da festa A Noite do Malandro 2 em comemoração ao aniversário de 2 anos do grupo no NECUP.

2015 – Participou de roda de samba juntamente coma cantora paulista Fabiana Cozza e diversas cantoras de Minas Gerais no Quintal do Divina Luz.

2015 – Integrou o grupo de cantoras da 2ª Edição do projeto Inéditas.

2015 – Participou do show da cantora carioca Áurea Martins no Teatro Rival juntamente diversos artistas.

2015 – Lançou seu primeiro disco “O Samba é Meu Guia”, fruto de anos de trabalho e pesquisa, Marina traz um repertório inédito com músicas de sua autoria e de compositores que fazem parte da sua trajetória. Contou com participação da cantora carioca Áurea Martins.

2015 – Integrou a programação do 1º Festival de Inverno de Itabirito.

2015 – Laçou seu primeiro disco “O Samba é Meu Guia” em Divinópolis com participação de Gabriel Marques e Marília Galletti.

2015 – Integrou a programação do evento Descontorno Cultural realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte onde apresentou repertório do seu primeiro disco “O Samba é Meu Guia” no Centro Cultural Liberalino Alves de Oliveira (Mercado da Lagoinha).

2015 – Ministrou em parceria com a produtora Josi Costa o Curso de Produção de Portifólio e Marketing Cultural no Sesc Lavras.

2015 – Participou do evento Exchange Sebrae – Rodada de Negócios.

2015 – No ano de 2015 Marina Gomes participou de diversas rodas de samba no Rio de Janeiro como Samba do Trabalhador e Samba Luzia.

2015 – Lançou seu primeiro disco “O Samba é Meu Guia” no Centro Cultural Carioca na cidade do Rio de Janeiro e contou com participação de Áurea Martins, Toninho Geraes e Maria Menezes do Grupo Arruda.

2015 – Produziu evento em comemoração ao Dia da Consciência Negra em parceria com o bloco Batucajé e diversos artistas.

 

Links da Artista

Site: www.marinagomes.art.br

Fan Page (Facebook): www.facebook.com/marinagomes.samba

Instagram: https://instagram.com/amarinagomes

Soundcloud: https://soundcloud.com/marinagomesoficial

Flickr: http://www.flickr.com/photos/marinagomesoficial/