Fundado em 2010, o Grupo Teresa, banda mineira de samba e pagode, é formado somente por mulheres, tanto na parte artística, quanto na gestão e produção, afirmando o lugar delas nesse estilo musical.
O show do Grupo Teresa é recheado de sensações. Suas canções autorais são variadas: samba, ijexá e pagode são ritmos presentes nas composições da banda, que passeiam por diferentes referências em suas criações. Ainda, releituras de sambas atemporais são aposta para os palcos, sempre privilegiando músicas que foram escritas e interpretadas por mulheres.
O nome Teresa, escrito com S, de samba, faz referência à corda formada por pedaços de tecido, geralmente usada na fuga de pessoas aprisionadas, remetendo à força que resulta da união de partes que, individualmente, não têm a mesma potência. É uma analogia para a ideia de que, juntas, somos mais fortes e livres.
Em sua trajetória, Teresa passou por palcos de festivais e casas de shows em Minas Gerais, com destaque para a abertura do show do rapper Criolo, em 2018, e a conquista do segundo lugar no Todos os Sons – Festival da Canção de Itabirito, com a música Beijo de Amor, em maio de 2019.
Natália Pessoa, Fernanda Régila, Flávia Cardoso e Paloma Alves dão continuidade à história do samba com muito amor e responsabilidade, com produção de Zaíra Magalhães.