O samba mineiro se fortalece na música do itabiritense Pirulito da Vila. Ele traz, na bagagem, a inspiração de grandes mestres do passado, como Noel Rosa, Candeias e Cartola, misturando com a arte realizada nas montanhas mineiras, com suas características barrocas e universais.
Alguns de suas mais famosas canções, como “Mercearia Paraopeba”, “Bolero”, “Convite para sambar” e “Samba dentro de mim” estão na programação de emissoras de rádio de Belo Horizonte, Itabirito, Congonhas, Ouro Preto e região. Seus shows são aclamados em vários pontos de Minas Gerais.
O cantor Thelmo Lins o homenageou no CD “Samba Sambá Sambô”, totalmente dedicado ao repertório de Pirulito da Vila. Uma das faixas, “Samba democrático”, teve a participação especial de Vander Lee. O sambista carioca Marquinhos Sathan também gravou uma de suas canções, que vai figurar no repertório de seu próximo CD.
Pirulito da Vila apresenta, agora, seu espetáculo “Pirulito da Vila Convida”, com a participação do Grupo Tradição, formado por nove músicos (cavaquinho, violão, banjo e percussão variada). No repertório, além de composições de sua própria lavra, Pirulito interpreta obras que fazem sucesso nas vozes de Zeca Pagodinho, Beth Carvalho, Diogo Nogueira, Arlindo Cruz e Grupo Fundo de Quintal. Um show para se divertir e dançar! Leve este show para a sua cidade.
Ouça o trabalho de Pirulito da Vila em:www.myspace.com/pirulitodavila
www.thelmolins.tnb.art.br (CD “Samba Sambá Sambô”)
CD – Tudo começa em Samba
Já disse o poeta que “o fruto do trabalho é mais que sagrado”. E é com muita humildade que compartilho com vocês o fruto do meu trabalho: Meu cd “Tudo começa em Samba”. Um sonho antigo construído dia a dia, com muita garra, luta e dedicação. Quero agradecer primeiramente a Deus, a São Jorge Guerreiro, meu protetor, aos meus amigos, aos meus fãs e a todos os profissionais envolvidos. Que seja o primeiro de muitos que ainda virão. Obrigado, do fundo do coração. A vitória é do samba!
Quem é Pirulito da Vila
Gilmar Steferson de Jesus, em arte Pirulito da Vila, é compositor e percussionista. Nasceu em 1977, no bairro Vila Alegre, em Itabirito, de onde tirou seu nome artístico. Seu primeiro contato com a música veio aos sete anos de idade, como ritmista da extinta Escola de samba Em cima da Hora. Em 1991, ingressou no grupo Axé Igbá como percussionista e, em poucos meses, já era o mestre de bateria. Em 1996, fez parte do grupo Senegal, quando começou a compor. Em parceria com Beto Senegal, compôs “Ui, ui, ui” e “Swing da Nação”, melodias registradas em CD do artista. Atuou, em seguida, no grupo Mistura Brasileira, que também gravou quatro sambas de sua autoria. Mais tarde, foi a vez de inserir a canção “Bolero”, que foi o carro-chefe do primeiro CD do cantor Serginho Barbosa, lançado em 2005. A partir de 2008, integra o grupo Cachaça com Arnica, para o qual compôs os sambas “Terno do João”, “Toninho do caju”, “Mané, me dá um tom”, “Samba dentro de mim” (parceria com Márcio Lima), “Produto proibido”, entre outros. Em 2009, deu um salto em sua carreira artística, ao lançar 05 de suas músicas em um disco postado no site www.myspace.com/pirulitodavila, que chamou a atenção de artistas de renome nacional como Marquinhos Sathan e Zeca Pagodinho. Em 2011, o cantor Thelmo Lins, seu conterrâneo, lança nacionalmente o CD “Samba Sambá Sambô”, totalmente dedicado ao repertório do conterrâneo, tendo a participação especial de Vander Lee, um dos mais expressivos nomes da atual geração de artistas mineiros. O disco traz 11 canções, sendo 09 delas inéditas no formato CD.Em 2012, apresentou-se em eventos marcantes em Itabirito, Congonhas, Belo Horizonte, Conceição do Mato Dentro, São Paulo, entre outras cidades. No final do ano, realizou um grande show de lançamento de seu novo espetáculo, no espaço Ágora em Itabirito. No palco, ele reproduziu o clima da Lapa, no Rio de Janeiro, com a presença da equipe do Beco do Rato, um dos principais bares daquela famosa região carioca.