Autodidata, Heleno Augusto estuda violão, cavaquinho e percussão. Fez aulas de canto popular com Aída Couto e atua como intérprete desde 2006 em vários projetos musicais onde desenvolveu o trabalho próprio que executa atualmente.
Através do Tchan de Raiz, desde 2005 é pioneiro no estudo e resgate dos ritmos brasileiros que marcaram a década de 90, que culminou na Banda Raga Mofe, onde Heleno Augusto é vocalista, produtor e diretor musical. Banda esta, que foi destaque do carnaval de 2013 pelo show realizado em Santa Tereza para mais de 1.000 pessoas que recebeu ampla cobertura da imprensa. Raga Mofe recebeu elogios de um dos ícones dos anos 90, Leandro Lehart, em seu perfil oficial no Twitter e já dividiu o palco com a cantora Kelly Key.
Criou o grupo Faixa de Gaza em 2007 e percorreu várias cidades de Minas Gerais valorizando a música feita no Estado e a tradição maior do samba.
Já dividiu o palco com grandes artistas como Sarajane, Fabiana Cozza e Grupo Molejo e foi o convidado do grupo de choro Siricotico na festa de 40 anos da Feira Hippie em 2009.
Em 2012, participou com o cantor e compositor Edu Krieger do “Bailão do Krieger”, no Rio Scenarium (Rio de Janeiro). Heleno fez história no carnaval de 2013, arrastando 11 mil pessoas no desfile do bloco Baianas Ozadas, onde é vocalista e organizador, que teve repercussão em todo o país.
Sambas de sua autoria como “Filho da Madrugada” e “Sem Chão, Sei Lá” estão presentes nas rodas da cidade. “Casa de Nego”, parceria com Gabriel Goulart e Dé Lucas, foi gravada pelo grupo Capim Seco e por Sérgio Pererê e utilizada como vinheta do projeto “O Samba Bate Outra Vez” da Rádio Inconfidência.
Com a canção “Conexão BH”, parceria com Diogo Torino, foi finalista do II Concurso de Marchinhas Mestre Jonas, realizado este ano pela Banda Mole e Cria Cultura.