Nascido em Belo Horizonte, no bairro Serra, berço de grandes sambistas, Wanderson Vieira Lucas, mais conhecido como Dé Lucas, aos 11 anos de forma autodidata começou a tocar violão, cavaquinho, além de compor músicas e hoje é um grande musicista presente no cenário artístico mineiro. É bicampeão do concurso “Novos Bambas do Velho Samba”, realizado pela tradicional casa “Carioca da Gema”, do bairro da Lapa no Rio de Janeiro, com as canções “Clarear” e “Quinto Elemento”, defendidas pelas cantoras Janaína Moreno e Carla Gomes, em 2008 e 2011, respectivamente.

Vivendo constantemente em rodas de samba e apoiado por sua família, Dé Lucas, aos 18 anos tornou-se músico do Grupo “Favela” e como sambista foi integrante do Grupo “Samba da Madrugada”, Eldorado Samba Show, Favela, Fina Flor, Liberdade e além de ser um dos fundadores do grupo “Na Cadência do Samba”, que apresentou-se no Festival Comida de Buteco.

Com vasto repertório e composições próprias, acompanhou vários músicos de renome como Moacyr Luz, Luiz Carlos da Vila, Fabiana Cozza, Nelson Rufino, Zé Luiz do Império, Wanderley Monteiro, Marquinhos Satã, Tantinho da Mangueira, Wilson Moreira e Moisés Marques, entre outros.

Desde 2008, coordena um projeto de resistência do samba autoral no Quintal do Divina Luz, que foi objeto de pesquisa em defesa de tese na UFMG denominado atualmente como “Dé Lucas e o Samba na Batuta”, que já foi abrilhantado com grandes nomes do samba como Zé Luiz do Império Serrano, Wilson Moreira e o saxofonista Dado Prates. Esse projeto acontece aos domingos à partir das 17 horas.

Compositor ousado e versátil, estudioso da história do samba, suas influências e ritmos, possui mais de 300 canções com parceiros tradicionais como Heleno Augusto (MG ) , Fabinho do Terreiro (MG) , Tino Fernandes (MG), Ederson Melão (MG) Fábio Martins (MG), Mestre Jonas (MG), Arthur Carvalho (RJ), Moacyr Luz (RJ), Ytalo Mota (PB) e Fabiana Cozza(SP), entre outros e inusitados como o jogador Ronaldinho Gaúcho.

Fez o  lançamento do seu primeiro disco Clarear, que contou com participações especiais, canções inéditas e ainda regravações de grandes sucessos que embalaram sua crescente carreira como sambista. “comemora Dé”.

Conheça mais sobre Dé Lucas e o CD Clarear em www.delucasbh.com.br