Das ladeiras de Diamantina para os ouvidos e corações dos amantes do Samba e da MPB, o Sambeco do Mota traz mensagem dos antigos confrades: “diversão sem obrigação”

A origem do SAMbECO foi forjada nas ladeiras e becos de Diamantina-MG no Beco do Mota,  um ponto tradicional da cidade histórica mineira, famosa por sua riqueza de diamantes no passado e atualmente uma das folias mais animadas e procuradas do Brasil. Esse nascimento em 2010, no meio da Festa de Momo surgiu em família, afinal o SAMbECO é uma união de irmãos, primos e amigos que sempre militaram na música e mais: entraram de vez no circuito de Carnaval de Diamantina tendo espaços cativos na cidade e nos ouvidos dos foliões.

Desde então, o SAMbECO atravessou as fronteiras de sua terra natal e leva seu som de clássicos do Samba, canções autorais para diversas partes de Minas Gerais, com participações em eventos como a Festa de Encerramento da Campanha de Popularização do Teatro em BH; em casas de show como Alfândega Bar, Bhar Savassi, além do já citado “Espaço Sambeco” no Carnaval de Diamantina que em 2015 lançou oficialmente seu Bloco, o Mingau com Queijo, que arrastou uma multidão pelas pedras a terra de JK e Xica da Silva.

 

Entre os clássicos do Samba que embalam o show do SAMbECO estão Chico Buarque, Vinícius de Morais, Almir Guineto, João Nogueira, D. Ivone Lara, Cartola, Benito de Paula, Jorge Aragão, Luiz Melodia, Djavan, Seu Jorge, Maria Rita. A força do trabalho autoral pode ser conferida com a canção “Ferida”, um samba-canção no estilo dos melhores momentos de Nelson Cavaquinho, que está disponível em grandes lojas virtuais como a Apple Store. O grupo já prepara mais duas canções que comporão um lançamento só de autorais.