Formado em 2007 por Gilvan Miguez (violonista, compositor e cantor) e seus filhos Daniel Miguez (cantor, compositor e percussionista) e Aline Miguez (cantora e compositora), tem como característica uma pegada personalizada, alegre e inconfundível nas fusões rítmicas de samba com maracatú, baião, bossa e salsa. Os músicos Juliano Nunes(baixo), Tininho Silva (bateria), Norton Ferreira (trombone), Marquinho do Cavaco (cavaquinho) e Juninho Bob (percussão) completam o molho musical para temperar esse camarão de rama.

Em suas apresentações o grupo executa além de músicas autorais, releituras com arranjos próprios que desfilam por canções de João Donato, Chico Buarque, Tom Jobim, Baden, João Bosco, Paulinho da Viola Lenine, Seu Jorge e outros. Por ser de minas e carregarem as influências harmônicas das geraes, tocam o novo “samba de montanha”.

O Camarão de Rama já dividiu palco com grandes nomes da música brasileira como Arlindo Cruz, Casuarina, Neguinho da Beija-flor e grupos consagrados do samba de minas na capital e no interior.