Aguardente, branquinha, cachaça… Ou melhor ainda, Cachaça com Arnica! Reza a lenda no interior mineiro que a junção da cachaça com a raiz da arnica serve como remédio para tudo, desde a simples torção até para um ferimento grave. Assim é esta banda homônima, remédio para todos os males.

Grupo de samba de raiz e chorinho, o Cachaça com Arnica, criado em 1998 na cidade de Itabirito, em Minas Gerais, resgata e valoriza a cultura popular mineira em suas letras, que retratam acontecimentos bem humorados vividos pelos compositores, envolvendo personagens reais que integram o universo dos artistas. A cultura de raiz acompanhada pelo samba de raiz, chorinho e marchinhas. Além das músicas de própria autoria, no cardápio, músicas de Adoniran Barbosa, Aldir Blanc, Ary Barroso, Ataulfo Alves, Cartola, Chico Buarque, Clara Nunes, Dona Ivone Lara, Dorival Caymmi, João Bosco, João Nogueira, Gonzaguinha, Nelson Sargento, Noel Rosa, Paulinho da Viola, Pixinguinha, Zé Kétti, entre outros. Outro resgate, daquelas músicas que estão esquecidas das rádios.

Atualmente, o grupo se apresenta com a seguinte formação: Márcio Lima “Fuim” (voz, flauta e violão), Manoel de Assis (violão de 7 cordas), Wellington “Cenourinha” (cavaquinho), Nilberto Braga “Péia” (voz e pandeiro), Marcelo Lima (voz e surdo) e Pirulito da Vila (voz, cuíca e tamborim).

Com uma carreira marcada por participações em eventos de grande porte, como o carnaval e outras apresentações que já reuniram mais de 10 mil pessoas, como o conhecido Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana. Por duas vezes, participou da Multiminas, feira de negócios que acontece no Parque de Exposições Expominas, em Belo Horizonte. De 2000 a 2011, fez marcantes participações na Julifest, principal festa de Itabirito. Tocou também no Fórum das Artes 2005 e 2006, em Ouro Preto, no Festival de Inverno de São Gonçalo do Bação e no projeto Rota Cultural MBR, que circula em vários municípios mineiros. O Cachaça com Arnica também atua em bares, restaurantes e teatros de Minas Gerais, sempre atraindo platéias de todas as faixas etárias. O grupo tem ainda se apresentado todas as semanas no Gamboa, em Belo Horizonte.

Em novembro de 2011, o Cachaça com Arnica lançou o CD intitulado “Samba da Roça”, que consolidou a trajetória de 12 anos do grupo. O disco, patrocinado pela VDL Siderurgia por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, foi gravado em abril deste ano e possui 11 faixas que abordam vários temas. “Samba de alto nível. Parabéns pelas composições”, Vander Lee, cantor e compositor. “O grupo Cachaça com Arnica faz samba com gosto de Minas”, Walter Sebastião, Jornal Estado de Minas.