Com uma carreira musical de 22 anos, o cantor e compositor Cabral (Rômulo Cabral), canta, toca violão e cavaquinho. É um dos nomes representativos do samba de Belo Horizonte.

Começou aos 16 anos, estudando acordeon e criando letras de músicas. Ganhou festival no Oriente Médio, em 1986 (Iraque).

Premiado como destaque do samba nos anos 2007 e 2008, pela Liga dos sambistas de BH (Curral do Samba).

Música classificada no Projeto “Vozes do Morro edição 2010″: Água Benta de sua autoria. Além de ser detentor de varios sucessos, gravados por grupos e artistas de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo como: Doris, Grupo Purarmonia, Fabinho do Terreiro, Ricardo Barrão, Grupo Patuá, Geraldo Magnata, Jussara Preta, Almir Guineto, Katinguelê esse ultimo com mais de 60 mil acessos no youtube com o samba “Faz um Lá Menor” ( ver Almir Guineto/Katinguelê).
Compositor representativo no carnaval de BH, com varios sambas defendidos na avenida pela Escola de Samba Unidos dos Guaranis da Pedreira Prado Lopes. Criador do projetos : “Clube do Samba” em parceria com Fabinho do Terreiro, onde ofereceu oportunidade para varios sambistas e compositores das periferias de BH, para se apresentarem com suas obras.

“Na Fonte do Samba”, outro projeto, em parceria com Arthur Carvalho, onde se apresentou com o “Grupo Eternamente Samba” acompanhando e cantando com convidados de renome do samba nacional, como Almir Guineto, Luiz Carlos da Vila, Serginho Meriti, Toninho Geraes,Bira da Vila, Wilson Moreira, Nei Lopes,José Luiz do Imperio Serrano, Dunga, e tantos outros.

Hoje o Cabral apresenta-se em casas diversas em Belo Horizonte, defendendo o samba local através do seu trabalho autoral, e sempre idealizando movimentos em prol da cultura mineira.